terça-feira, 8 de abril de 2008

mensagem de abertura

Um dia houve quem me perguntasse que farias para melhorar o teu desenho?

Na altura respondi qualquer coisa como iria a mais exposições de ilustração... mesmo sendo verdade, tentei ouvir o melhor que pude os meus 12 colegas que, sentados ao redor duma mesa forrada a papel e desenhos doutras mãos, respondiam alternada e regradamente à mesma pergunta. De todos compreendi que, talvez mais do que ver exposições, procurar ilustrações editoriais pelos jornais correntes, engraxar as botas com uma meia de vidro e Nivea... talvez mais do que isso devesse desenhar mais. Observar mais atentamente. Deixar de olhar para a mão que desenha e seguir os contornos daquilo que tentava transpôr para o papel.


Como qualquer desenhador iniciado, sei como funciona o escudo da timidez que me impede de desenhar se estiveres a olhar para o caderno, a desculpa do perguiçoso que está sempre cheio de trabalho, ou a do estudante incompreendido que se desenhar nas aulas as profs acham que não estou a prestar atenção. Sim, conheço-as bem até porque já as usei todas... muitas e muitas vezes.

Mas é preciso regra. É preciso que esteja alguém a olhar para que nos sintamos pressionados a fazer o que nos propusemos. Proponho-me então, aqui e agora, a desenhar todos os dias e a colocar um desses desenhos neste blog por dia.

obrigada pela santa paciência,
Mariana Perry


P.S. também conheço a trincheira do pró-activo que lança um manifesto, acena umas quantas vezes no ar com as mãos, edita o primeiro trabalho, solta uns latidos de vitória... e depois se senta calmamente a ler um livro para nunca mais voltar a pegar no projecto...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mariana Perry